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terça-feira, 2 de outubro de 2007

Revisão da unidade do livro didático


O texto de um livro didático tem por objetivo sintetizar, da melhor forma, um assunto dentro de determinada área do conhecimento, adaptando-se sempre ao nível de compreensão dos alunos que vão utilizá-lo.

Mas, por mais que haja essa preocupação, com a qualidade do material que se produz, seja a riqueza de seu conteúdo, seja a adequação de sua linguagem não é difícil encontrar-se livros didáticos com erros ortográficos, de concordância, e até, muitas vezes, erros de informações. Ou seja, um tipo de erro que poderia ser evitado com a revisão de livros didáticos.

Qualquer professor que assuma o desafio de preparar livros didáticos para o ensino de Ciências terá que responder a inúmeros questionamentos inerentes à sua elaboração. Muitos materiais parecem uma colcha de retalhos sem coerência interna com os quais o professor tem que fazer malabarismos para poder trabalhar. À continuação tratarei de expor os pontos de vista que considero mais relevantes e não colocamos na colocamos na nossa unidade .

Todo livro didático deve estar organizado de modo a não tratar o aluno como um mero espectador que ouve e anota, mas sim como sujeito de sua aprendizagem. Para a realização de um processo eficaz, os aprendizes deveriam refletir, organizar, agir em grupo, compartilhar conhecimentos, opinar principalmente quando surgem conhecimentos socioculturais diferentes dos que eles já trazem, realizar tarefas e buscar informação fora da sala de aula, sem que o professor esteja presente, tomar decisões sozinhas ou em grupo, etc.

O autor tem obrigação de produzir um texto correto, claro e conciso. Correção quer dizer obediência à gramática. É inaceitável trazer a público um livro cujo texto esteja cheio de erros gramaticais. Esse, entretanto, é um problema menor, pois todas as editoras possuem preparadores e revisores que cuidam para que o texto não contenha falhas de gramática. Assim, os pontos a serem comentados com mais valores são a clareza e a concisão.

Clareza é uma qualidade do texto que permite ao leitor captar rápida e facilmente as idéias do autor. Texto claro é o que se entende facilmente, sem esforço, no próprio ato da leitura. Evidentemente, dependendo da natureza da obra e do público-alvo ao qual ela é dirigida, quem escreve pode permitir-se puxar pelo raciocínio do leitor, fazendo-o refletir e tirar conclusões. Mas o autor deve tomar cuidado para não exagerar no nível de dificuldade da leitura.

É necessária uma análise significativa deste material, não somente dos conteúdos por ele apresentado como também das suas imagens, pois essa forma de linguagem se faz cada vez mais presente nos livros didáticos em geral e particularmente nos livros de Ciências. Além disso, uma porcentagem considerável dos professores do ensino fundamental atribui à quantidade e a qualidade gráfica das imagens contidas no livro como um dos critérios mais importantes durante o processo de seleção do mesmo. Imagens são importantes recursos para a comunicação de idéias científicas. No entanto, além da indiscutível importância como recursos para a visualização, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos científicos, as imagens também desempenham um papel fundamental na constituição das idéias científicas e na sua conceitualização.

Discentes: Alziane Oliveira e Joelma Lopes


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