Bem-vindo

Este blogger é obra de Alziane de Oliveira Santos, dirigida a todos que têm interesse por Ciências. Aqui você encontrará os trabalhos realizados por mim na disciplina Ensino de Ciências, cujo objetivo é enriquecer seus conhecimentos a cerca do mundo cientifico. Aproveite e deixe também comentários sobre os assuntos que te chamam atenção. Há também uma boa quantidade de links nas áreas de ciências e educação .

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006

DEBATE

O QUE É DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?

Henrique César da Silva

Artigo publicado na revista Ciência & Ensino (versão impressa ISSN 1414-5111) foi lançada em 1996 pelo gepCE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência & Ensino) então com apoio da Faculdade de Educação da Unicamp. Desde sua origem, a Ciência & Ensino tem mantido a mesma estrutura de seções e a mesma política editorial, a de ser destinada prioritariamente a professores de ciências do ensino fundamental e médio e seus formadores, buscando contribuir para a leitura do professor.

O artigo foi escrito por Henrique César da Silva que é licenciado em física pela Unicamp (1992), concluiu o mestrado (1997) e o doutorado (2002) em Educação, também pela Unicamp. Atua na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, Educação em Ciências, e mais especificamente, ensino de geociências e ensino de física. É editor da revista Ciência & Ensino (ISSN 1980-8631).

Segundo autor o texto de divulgação cientifica vêm sendo apontados como exemplos de possibilidades alternativas ao livro didático. Com relação a este tipo de texto, a diversidade é muito grande: há tantos escritos por jornalistas com ou sem formação cientifica publicados em jornais e revistas populares; há textos escritos por cientistas publicados em revistas de divulgação cientifica como é o caso da Ciência Hoje; há textos escritos por cientistas que enfocam temas recentes da pesquisa em física, textos que enfocam a física moderna, textos que abarcam quase todos os principais assuntos da ciência.

Entre os argumentos apontados par definir o uso de textos de divulgação cientifica encontramos: o maior envolvimento e participação dos alunos nas atividades em classe com o uso da linguagem comum que caracteriza esses textos; o papel do ensino na formação do sujeito-leitor, capaz de, ao sair da escola, continuar a obter e checar informações de natureza cientifiaca-tecnologica, ou seja, não destacados, fragmentados e isolados.

Alziane de Oliveira

Nenhum comentário: