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segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Resolução de problemas

Introdução

A resolução de problemas em sala de aula é uma habilidade pela qual o indivíduo externaliza o processo construtivo de aprender, de converter em ações, conceitos, proposições e exemplos adquiridos (construídos) através da interação com professores, pares e materiais instrucionais.
É evidente, sob essa abordagem, que a estrutura cognitiva preexistente desempenha papel preponderante na resolução de problemas, ainda mais se levando em conta que a busca de solução de qualquer problema envolve uma readaptação do resíduo da experiência prévia frente às demandas da nova situação problemática a ser enfrentada. Neste sentido, resolver um problema pode ser encarado como um meio para promover tal aprendizado.


Deriva continental e a evolução das espécies


Para os alunos:


Quando se comparam as faunas dos continentes do hemisfério norte(América do Norte, Europa e Ásia) com as da terras do hemisfério sul, verifica-se que, nos primeiros, os animais são profundamente semelhantes entre si, enquanto as faunas das terras do hemisfério Sul são flagrantemente diferentes. Animais do continente negro são bem diversos. Lá não existem preguiças, tamanduás, tatus etc. Mas também aqui não se observam tigres, girafas, e zebras. Na Oceania existem ornitorrincos e cangurus.
A explicação par esse fato está ligado há quais hipóteses?


Que hipótese te sugere o texto juntamente com o mapa?

Pretende-se que os alunos formulem várias hipóteses distintas com base nas informações trazidas pelo mapa e pelo texto, tais como:

· Há muitos anos atrás todos os continentes estiveram unidos numa única massa continental – a Pangeia – Há, talvez, 200 milhões de anos, a Pangeia se fragmentou em blocos.
· A deriva continental permitiu que a fauna de cada um dos blocos sulinos, em função do isolamento geográfico, sofresse diversificação e se tornasse acentuadamente distintas uns dos outros.
· Já no norte a deriva continental permitiu que América do Norte se encontrasse com Ásia e entre ambas permaneceu por um longo tempo um istmo, que sérvio de ponte por onde passavam os animais de um continente a outro.
· O isolamento das terras do norte só veio ocorrer muito recentemente, quando essa ponte que ligava os continentes submergiu, surgindo o estreito de Behring. Aí, a fauna da América ficou isolada da fauna Asiática.
· As terras do norte estão separas há menos tempo.
· As terras do sul estão separas há mais tempo.



Sugestões: Se os alunos levantarem hipóteses, como as citadas abaixo, caberá ao professor relembrá-los que: A vida no planeta terra surgiu em tempos distintos, mas na mesma escala de tempo e que foram passando por diversas modificações afim de se adaptarem ao meio em que viviam e vivem.


· A vida surgiu em épocas diferentes nos dois hemisférios e evoluiu diferentemente.
· Houve apenas coincidências, pois todas as espécies se originaram de um tronco comum que só se diversificou em função exclusivamente do fenômeno “mutação”
· O homem se encarregou de provocar a distribuição anormal das espécies.



Resultado

● Houve uma total participação da turma, demonstrando entendimento e interresse em participar na resolução do problema proposto .


Alziane Santos ,Joelma Lopes e Lucinéia Sousa

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